Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS DO SUL, RS, Brazil
O PROPOSITO DO MINISTERIO DIKAIOS E LEVAR O EVANGELHIO ATRAVES DA FERRAMENTA QUE É O HIP HOP PARA O MAXIMO DE PESSOAS POSSIVEL A CONHESER O AMOR DE DEUS.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

MIDIA MOVIMENTO HIP HOP CAXIAS


REPORTAGEM


Nova batida


É a evolução do que começou antes dos anos 1990, época em que uma rapaziada já escutava rap em Caxias do Sul. Mas é importante lembrar que foi nessa década que o pessoal que curtia esse tipo de som começou a se reunir. Compartilhando gostos pela música, pela dança, pela arte dos muros, deu o pontapé em um movimento que tomaria forma mesmo depois dos anos 2000.

O começo

Para Rudimar Souza Camargo, o DJ Hood, 36 anos, tudo começou por volta de 1996. Ele lembra que foi naquele ano que um irmão mais velho foi até Curitiba e voltou de lá com alguns CDs, artefato meio raro na época entre o pessoal da periferia.

– Lembro que ele trouxe CDs dos Racionais MCs, Doctor MCs e Sampa Crew. A gurizada começou a gravar fitinhas cassete e disseminar. A partir daí foi crescendo a cena no bairro Montes Claros, na zona sul de Caxias, que foi o berço do movimento hip hop por aqui – comenta Hood.

Foi em Porto Alegre, por volta de 1998, que o DJ viu um show de rap pela primeira vez, com apresentações de nomes como Seguidor F e Revolução RS. Foi ali que Hood decidiu o que queria fazer da vida: juntou os discos que tinha em casa, um aparelho de som 3 em 1 e foi à luta.

Data de 2001 também o primeiro grafite de Caxias, pintado de forma bem arcaica, no muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Basílio Tcacenco, no bairro Aeroporto. Na frente da escola, em uma área verde, também aconteciam encontros mensais, sempre no último domingo de cada mês. Dia de passe livre da Visate, dia de movimento da gurizada de outros bairros.

– Esse grafite foi feito com rolinho e restos de tinta, era o que se tinha na época. Ele ainda está lá, faz parte da história do movimento por aqui. Ano passado, na Semana do Hip Hop, foi restaurado – diz Alexsander Ramos, o Leléco, 30, hoje companheiro de Hood no grupo de rap gospel Ministério Dikaios.


 http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3725779,1232,19398,impressa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Total de visualizações de página